掲示板

Dúvida básica sobre Sitemap.xml - onde fica?

9年前 に Bruno Lima によって更新されました。

Dúvida básica sobre Sitemap.xml - onde fica?

Junior Member 投稿: 49 参加年月日: 14/05/20 最新の投稿
Oi pessoal, tudo bom? Estou com uma dúvida sobre sitemap no Liferay. Sei que ele gera um sitemap.xml mas não sei de fato onde ele fica e se há alguma propriedade que eu possa definir no portal-ext.properties, por exemplo, que eu possa indicar onde ele vai ser gerado e atualizado pelo Liferay.

É uma dúvida primária mas o sistema no qual estou dando manutenção possui um sistema de proxy reverso e parece que há um outro sitemap.xml na frente do original do Liferay e, se for o caso, eu queria experimentar apontar o Liferay para controlar o arquivo fora da estrutura padrão.

Desde já, obrigado.
thumbnail
9年前 に Guillermo Rodolfo Mangieri によって更新されました。

RE: Dúvida básica sobre Sitemap.xml - onde fica?

Regular Member 投稿: 166 参加年月日: 12/09/10 最新の投稿
Bom dia...

Me perdõe se eu vou estar redondamente errado...

Fiz um shift-ctrl-R procurando sitemap.xml no source do liferay e um search pelo windows explorer no meu ambiente de desenvolvimento (na pasta raiz do java) e em lugar algum encontrei sitemap.xml

Eu fiquei na dúvida se a tua pergunta vem de um paradigma de sitemap como é realizado em várias tecnologias, o qual este pensamento em momento algum acho errado, somente que, por experiencia própria, acho que as vezes cometemos, involuntariamente, interpretações erradas.

Não sei se é o caso, mas, o recurso sitemap do liferay faz uma leitura das páginas incluidas no website e eles são resultados de uma query de registros de banco de dado, sem ter uma persistência especifica de conteudos. Agora se voce está querendo alterar algum outro XML de configuração, acredito que voce possa fazer algum hook para alterar o portlet se sitemap que se encontra em algum lugar do src que pode ser feito o download do site.

Somente estou tentando compreender teu problema para ver se consigo agregar valor como leigo que ainda me considero na tecnologia.
9年前 に Bruno Lima によって更新されました。

RE: Dúvida básica sobre Sitemap.xml - onde fica?

Junior Member 投稿: 49 参加年月日: 14/05/20 最新の投稿
Opa Guilherme. Obrigado pelo apoio.

Então, é isso mesmo: Como não achei o arquivo (como existem em outras tecnologias) queria entender mais como o sitemap.xml existente é formado. E como o cliente inseriu uma página e a mesma não foi mapeada no sitemap.xml gerou essa dúvida.
E Depois de estudar um pouco mais o código base vi que o sitemap.jsp gera a url em um request pegando os dados do banco como você falou. Perfeito!

Então a minha dúvida é: Se eu atualizo uma página no site, os mecanismos de busca devem atualizar com a página em seus robôs e estatísticas de analytics automaticamente ou eu preciso pedir para atualizar manualmente?

Depois dessa ideia Guilherme, ficou mais claro por onde pesquisar! Só lembrando que estou perguntando a título de conhecimento, tendo em vista que minha bronca no cliente deve ser mesmo de duplicidade de arquivos (sim, provavelmente devo ter um sitemap.xml desatualizado no proxy reverso do cliente que outro time, de segurança da informação, toma conta e se esqueceu de atualizar).

Att
Bruno Eugênio