掲示板

Primeiros passos com Liferay

8年前 に Erik Castilho によって更新されました。

Primeiros passos com Liferay

New Member 投稿: 3 参加年月日: 15/05/18 最新の投稿
Pessoal, bom dia!

Estou tendo os meus primeiros contatos com Liferay, minha ideia de projeto inicial é desenvolver uma Intranet para empresa que trabalho, fazendo uma breve pesquisa de como eu poderia começar tive boas indicações da solução Liferay Portal, já instalei e já estou executando em localhost, porém as coisas estão começando a "esquentar" rssss.... e com isso muitas dúvidas pairam no ar, algumas delas são:

- Existem cursos e/ou treinamentos para em pt/br para a solução Liferay Portal? alguma referência de como criar uma intranet básica? Só para que eu consiga tirar alguns exemplos e servir de estudos.

- Caso eu queira adaptar algum trecho de código PHP, Ruby, CSS, JavaScript é possível? Nesse caso preciso de conhecer a estrutura de arquivos do Portal, existe algum mapa que me oriente nisso?

- No projeto que estou mexendo atualmente, adicionei um app de notícias, criei o conteúdo e na página principal aparece o título da notícia e um trecho dela, porém quando clico não abre toda a notícia, como fazer neste caso?

- Como alterar o nome do 'Meu Site'?

Agradeço no que vocês puderem me ajudar como iniciar meus trabalhos com Liferay e ter sucesso em meus projetos.
8年前 に Erik Castilho によって更新されました。

RE: Primeiros passos com Liferay

New Member 投稿: 3 参加年月日: 15/05/18 最新の投稿
Poxa ninguém responde? A comunidade é tão forte assim? e unida?
thumbnail
8年前 に Guillermo Rodolfo Mangieri によって更新されました。

RE: Primeiros passos com Liferay

Regular Member 投稿: 166 参加年月日: 12/09/10 最新の投稿
Boa Noite, nobre...

Seja bem vindo a mesma caminhada que muitos encaramos...

Pelo que imagino você está com uma Comunity Edition ( versão livre feito download do website) e o melhor é começar a ver a documentação do site.

Inicialmente, liferay trabalha com páginas públicas e páginas privadas. As primeiras são o website e as segundas somente podem ser visualizadas por usuários devidamente cadastrados que atenderão a tua expectativa da tal de intranet.

Porem, para isso tem que tomar conhecimento dos recursos que voce pode operar. Para isso a user guide te da uma boa ideia de como poder lidar com a tecnologia. A partir dai começa uma caminhada onde o Ceu é o limite, especialmente se voce tem conhecimentos consideráveis em Java.

Treinamentos? tem os oficiais e voce pode encontrar isso no proprio site.

Enfim, tem que ter uma boa predisposição para mudanças de paradigmas porque voce pode fazer muitas coisas, sempre que voce saiba o que está fazendo.

Confio muito nesta tecnologia e não acho que por aqui dá de te dar uma boa ideia do uso dela, por isso... começa no User Guide e depois parte para os de desenvolvimento.

Qualquer coisa.... tamojunto
8年前 に Erik Castilho によって更新されました。

RE: Primeiros passos com Liferay

New Member 投稿: 3 参加年月日: 15/05/18 最新の投稿
Guilherme, boa noite!

Pra começar não tenho muito conhecimentos em Java e estou sim usando a versão community, estou aqui tentando pois me disseram que o processo de montar uma Intranet utilizando a ferramenta é bem prático, estou ainda tentando assimilar mas muitas pedras estão no caminho. Vou dar uma olhada no User Guide para ver se clareia alguma coisa.

Além do site oficial existem outras referências boas e confiáveis? Blog, Site, Comunidade, Fórum, algo que eu possa tentar ter um acompanhamento mais ativo?

Obrigado e abraços.
thumbnail
8年前 に Guillermo Rodolfo Mangieri によって更新されました。

RE: Primeiros passos com Liferay

Regular Member 投稿: 166 参加年月日: 12/09/10 最新の投稿
Nobre Erik, boa noite...

Compreender (no completo sentido da palavra) Liferay me levou um tempo considerável para interpretar literaturas paralelas do tipo os livros da packtpub , pdfs avulsos ou as proprias informações do site.

Somente com os treinamentos oficiais que voce sente firmeza no uso da ferramenta.

Agora para um bom uso da tecnologia voce tem que aprender a lidar com o SDK e com os artefatos que vem no bundle ou voce pode desenvolver.

Inicialmente, conceitos como páginas, conteúdos web e documentos & midias, vão te dar um bom norte para montar sites e intranets com alta produtividade. Agora... se for fazer algo do tipo integração de serviços e sistemas um bom desenvolvimento em java vai ser adequado e ai tem que pegar o conceito de portlet com mvc ou algum outro tipo que consigas sentir gosto na produção.

Acredito que socializar este tipo de informações seja bom num forum onde tem desde iniciantes até experts, mesmo porque eis nestes lugares onde as pessoas podem encontrar respostas aos seus desafios.

Minha caminhada em 2012 se inicou na parte de documentação do site, alguns pdfs disponibilizados e uma meia duzia de livros comprados na packtpub, especialmente, o que diz respeito de enterprise intranet 6.2